
Vegetação envolvendo Edifícios
Bogotá, a capital da Colômbia, desenvolveu um grande espaço verde no coração da cidade. Trata-se do maior jardim vertical do mundo (ver Figura 30), localizado na fachada do edifício residencial Santalaia, no bairro de Rosales. A cobertura vegetal tem como função reduzir o efeito da ilha de calor da região, além de oferecer bem-estar aos moradores e aos ocupantes dos prédios do entorno. O jardim vertical é composto por mais de 85.000 plantas nativas, capaz de produzir oxigênio suficiente para mais de 3.100 pessoas ao ano, processar 1.708 quilos de metais pesados, filtrar mais de 2.000 toneladas de gases nocivos e capturar mais de 881 quilos de poeira da poluição.
Figura 30 - Imagens do maior jardim vertical do mundo (Bogotá)
Fonte: http://www.condominiosverdes.com.br/conheca-o-maior-jardim-vertical-mundo/
Outro exemplo é a ideia arquitetônica conhecida como “Floresta Vertical”, que consiste em um projeto de “reflorestamento metropolitano” caracterizado pela “densificação vertical da natureza” no interior da cidade. Como exemplo, temos duas torres residenciais de 110 e 76 m de altura, concretizadas no centro de Milão, com 900 árvores (cada uma com 3, 6 ou 9 metros) 20.000 plantas de uma ampla gama de arbustos e plantas florais distribuídos de acordo com a exposição solar da fachada (ver Figura 31). Segundo o site do arquiteto responsável[32], em terreno plano, cada Floresta Vertical equivale, em quantidade de árvores, a uma área de 20.000 metros quadrados de floresta. Ainda segundo o site, a solução ajuda a construir um microclima, a filtrar as partículas de poeira que estão presentes no ambiente urbano, a criar umidade, absorver CO2 e poeira, produz oxigênio e ainda protege as pessoas e as casas de raios solares nocivos e da poluição acústica.
Figura 31 - Floresta Vertical em Milão
Fonte: https://www.stefanoboeriarchitetti.net/en/progetti/
Outro edifício, construído em Xi’na, na província de Shaanxi, no noroeste da China, conta com uma parede externa arborizada composta por 16.848 vasos de plantas e uma área verde de 450 metros quadrados. Esse edifício apresenta também um sistema inteligente de aspersão de água, que diminui a temperatura (ver Figura 32).
Figura 32 - Edifício com cobertura vegetal e aspersão de água
Fonte: http://portuguese.people.com.cn/n3/2018/0613/c309810-9470995.html


